Como eu tirei 960 na redação do Enem 2014

Olá vestibulandos do meu coração, tudo bem com vocês?

Então, hoje eu vim falar sobre uma coisa que me perguntam bastante: como eu consegui tirar 960 na redação do Enem 2014. Eu já postei alguma coisa referente à isso no Instagram, mas, hoje vou explicar mais detalhadamente e dar algumas dicas preciosas pra vocês.

Pra quem não sabe, em 2014 eu estava cursando o 2º ano do Ensino Médio, e prestei o Enem pela primeira vez. Eu estava super tranquila, pois não havia aquela pressão, eu queria realmente testar meus conhecimentos e ver o que eu precisava melhorar no 3º ano, então, realizei a prova bem desencanada e, quando saíram as notas, a minha maior surpresa: 960 na redação.




O tema, como a maioria já deve saber, foi "publicidade infantil" e, como eu percebi, algumas pessoas ficaram desesperadas com o tema, ou não sabiam o que argumentar, e aí que eu digo pra vocês: essa foi a mesma sensação que eu tive na hora da prova. Já logo pensei que ia me dar super mal. E então qual foi o milagre que caiu sobre a minha pessoa naquele dia?

Pois bem, eu sempre gostei muito de escrever, desde pequena, e sempre tive facilidade para colocar a minhas ideias no papel, contudo, o que eu acredito que tenha me ajudado nessa prova foi a Interpretação de Texto. Isso mesmo, interpretação! Eu me baseei muito nos textos de referência, procurei analisar cada dado que foi dado para então começar a desenvolver minha tese.

Outra coisa que me ajudou bastante foi o treino, durante o ano de 2014, o meu professor de gramática e produção de textos sempre pedia redações para nossa turma fazer, inclusive como método de avaliação, na qual exigia uma boa nota. Além disso, eu li bastante redações nota 1000 dos vestibulares anteriores, o que me ajudou a ter uma "noção" da estruturação do texto.

Se engana quem pensa que para tirar uma nota boa na redação não pode cometer erro nenhum. Eu cometi alguns erros na minha redação que hoje, após um ano de estudos como vestibulanda, eu não cometeria, mas que foram "relevados" na correção, já que eu apresentei uma ideia concreta e argumentei com base nos textos motivadores. Minha redação está muito longe da perfeição, mas eu queria mostrar que é possível conseguir uma boa nota apenas seguindo alguns critérios básicos de avaliação

Para quem não sabe, o modelo de redação do Enem exige uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, e foi justamente nesse quesito que eu perdi os 40 pontos que poderiam ter me levado a nota máxima. Confesso: eu realmente não soube desenvolver uma solução coerente com o problema apresentado, porém fiz o melhor possível. Vou deixar a minha redação logo aqui abaixo para que vocês possam observar o que estou falando.




Por fim, as dicas que eu deixo para vocês são: nada de desespero, leiam com muita atenção a proposta e os textos que são fornecidos (aliás, eles não estão ali para nada), tentem o máximo desenvolver uma ideia concreta, que não fuja do tema proposto, por mais que você não saiba tanto sobre ele, e finalmente, cuidado com a proposta de intervenção que, se desrespeitosa, pode te eliminar.

É isso gente, espero que tenham gostado. Logo mais farei um post com dicas para estudar e desenvolver melhor a produção de textos.
Beijinhos e até o próximo post!

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

    O que você achou desse artigo? Capriche no comentário!

0 comentários:

Postar um comentário