Como se manter motivado(a) nos estudos?

Olá vestibulandos e vestibulandas do meu coração!

Nesse post eu vou contar um pouco de como eu me mantive motivada durante esse ano intenso de estudos. Muita gente já me pediu conselhos sobre o que fazer e como lidar com aquele desânimo inevitável que acaba atrapalhando no desempenho do vestibular e, por isso, vou listar pra vocês algumas dicas que eu testei e recomendo.

1- Busque histórias de motivação e incentivo

Nada melhor do que começar sua própria motivação vendo o sucesso de alguém na mesma situação. Busque histórias que demonstrem superação, força, disciplina e resistência de aprovados no curso e/ou faculdade que você tanto almeja. Isso o fará ver que seu sonho é possível e o estimulará a continuar em busca do mesmo.

2- Liste os benefícios da sua meta

Faça uma lista com todas as coisas boas que acontecerão quando você alcançar a tão sonhada aprovação, imagine sua autoestima, seu trabalho, seu bem-estar no futuro e até a própria recompensa financeira. Isso não deixará você desanimar tão fácil.

3- Cerque-se de otimismo

Não dê ouvidos àquelas pessoas negativas, que dizem "é impossível" ou "você não vai conseguir". Procure conviver com pessoas que apoiem sua escolha e acreditem no seu potencial, com as quais você tenha sintonia e que tenham objetivos semelhantes aos seus.

4- Estabeleça metas e recompensas


Semanalmente demarque novas metas de estudo, com divisão da rotina por matérias, prazos, e gráficos que mostrem a sua evolução. Cada vez que conseguir atingir sua própria meta, se dê ao luxo de receber uma recompensa, que ficará a seu critério.

5- Grupo de estudos

Criar um grupo de estudos com pessoas que estão estudando para o mesmo vestibular, seja para resolver questões, discutir sobre a prova e trocar idéias, pode ser um fator motivacional excelente. Só é preciso manter o foco nos estudos, sem dispersão!

É isso aí, essas 5 dicas foram fundamentais durante meu ano de estudos e tenho certeza que poderá ajudar muita gente. Foco, força e fé. Acreditem no sonho de vocês e não se deixem abalar com uma reprovação, pois quando uma porta se fecha é porque outras melhores vão se abrir.

Beijinhos e até o próximo post.

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

    O que você achou desse artigo? Capriche no comentário!

0 comentários:

Postar um comentário